Back

Seminário discute segurança da informação

$chapeu_da_noticia.getData()

Seminário discute segurança da informação

Por: ASCOM
Publicado: 30/11/2009 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 11:24
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Como classificar e proteger milhares de informações produzidas e arquivadas diariamente pelos órgãos públicos federais no país? Discutir a importância da segurança da informação e das comunicações na Administração Pública Federal é o objetivo do XXII Seminário de Segurança da Informação e Comunicações, que acontece no auditório da Agência, em Brasília (DF),até esta terça-feira (1).

Em 2008, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), 64% dos órgãos federais não possuíam políticas de segurança da informação. Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um ano antes essa preocupação já produzia resultados efetivos: “Desde 2007 a Agência vem implantando sua política de segurança institucional”, lembra o assessor de Segurança Institucional da Agência, Adilson Batista Bezerra.

Basta uma rápida análise dos dados para se ter uma idéia do montante de informações produzidas no âmbito federal: são 39 ministérios, 6 mil entidades governamentais,  320 redes relevantes e mais de 900 mil servidores públicos.

Para o coordenador geral de Gestão de Segurança da Informação e Comunicação da presidência da República, Reinaldo Silva Simião, “a segurança da informação hoje é muito mais uma questão cultural do que propriamente tecnológica”. Simião reforça que não adianta possuir moderníssimas ferramentas de tecnologia, se o órgão não consegue abandonar velhos hábitos, fragilidades em potencial.

“São problemáticas, por exemplo, as licitações que não prevêem cláusulas punitivas para o vazamento de informações por parte de empresas terceirizadas que prestam serviços diversos”, alerta o coordenador.

A análise de riscos, as políticas de controle de acessos e cópias e os cuidados em relação ao espaço cibernético também são preocupações da gestão de segurança da informação.

Participam do seminário agentes e gestores públicos, incluindo servidores civis ou militares da Administração Pública Federal, direta, indireta, fundacional e autárquica. O evento é resultado de uma parceria entre a Agência e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa